Perfil

BIOGRAFIA


Epitácio da Silva Pessoa, saiu vitorioso de uma eleição concorrida com Rui Barbosa, em 1919, após a morte do presidente Rodrigues Alves.
Foi Senador e Ministro da Justiça no governo Campos Sales.
Nordestino, levou a cabo algumas obras contra a seca, porém sem atingir totalmente seus objetivos.
Autoritário e enérgico, com a “lei de repressão ao anarquismo” (17/01/1921) pretendeu limitar a atuação da oposição.
Seu governo foi marcado por intensa agitação política. No campo artístico destacou-se a Semana de Arte Moderna de 1922.
No seu governo, as comemorações do centenário de nossa Independência foram marcados por uma grande Exposição Internacional.
No campo político, é válido assinalar a fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1922.

HISTÓRICO

Criação - Decreto nº2.590 de 14/01/54, publ. DOE de 15/01/54, com o nome de Ginásio Estadual de Itaporanga. Instalação: a 17/02/56 por ATO da SE nº19, publ. DOE 20/01/56, respondendo pelo expediente da Diretoria o Professor: Paulo Gusman.
Em 12/04/58 passou a denominar-se Ginásio Estadual “Governador Jânio Quadros”; em 02/05/63 Ginásio Estadual “Epitácio Pessoa”; em 13/01/65, Escola Normal e Ginásio Estadual 'Epitácio Pessoa”, em 26/02/70, Ginásio Estadual “Epitácio Pessoa”; em 24/01/76, EEPSG “Epitácio Pessoa” e finalmente em 21/03/98: Escola Estadual “Epitácio Pessoa”.
A Escola Estadual Epitácio Pessoa, situa-se na Rua Frei Pacífico de Monte Falco, 1551, centro da cidade, Cep: 18480-000, Cx Postal 23, tel. Fax: 3565-1133.

Oferece: Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio de Formação Gera, Ensino de Jovens e Adultos (ciclo II e Ensino Médio). Conta com 1.146 alunos, incluindo os alunos do EJA; 62 professores e 24 funcionários.
Atende uma clientela basicamente pobre. Estamos inseridos na região mais pobre do estado, cognominado “Ramal da Fome”.
Município basicamente agrícola,faz com que os pais de baixa renda, formada geralmente por bóias-frias, não tenham local fixo de trabalho, ocorrendo a migração (permanente ou temporária), para centros industrializados.
Apesar da constatação acima, as condições precárias de grande parte dos pais, famílias desestabilizadas, de formação simples, onde os pais não atentam para a boa formação escolar, embora a maioria ache que o estudo é importante e fundamental para conquistas e melhoria de vida.

Proposta Pedagógica

Ver construída uma nova sociedade, justa, livre, fraterna cooperativa e democrática, humana e voltada para o ser, baseada na solidariedade e na vida comunitária, onde o jovem possa ser educado segundo esses valores e se torne um cidadão:
- politizado, participante, engajado, comprometido, crítico, criativo, solidário, livre, auto-determinado, responsável pelo seu destino e sensível ao da humanidade, equilibrado e transformador, que saiba relacionar-se com o próprio corpo, a natureza, os outros homens, a sociedade, a história e o transcendente.
Para concretizar esta proposta, propomos uma escola aberta, participativa, fruto de uma pedagogia de ação transformadora que ultrapasse suas paredes e livros didáticos, que tenha sensibilidade para sentir o processo de transformação social, que questione os valores impostos pela sociedade e incentive os alunos e professores a serem agentes transformadores da história.
Uma escola onde ação e reflexão não sejam experiências estanques, mas um espaço onde todos se sintam sujeitos, respeitados em suas características pessoais e estimulados a se desenvolverem integralmente.

SOBRE A ESCOLA

Tipo de atendimento/recursos: Ensino Fundamental – ciclo II, Ensino Médio e projeto Acessa Escola.